Pilotagem Segura

COMO VIAJAR EM GRUPO COM SEGURANÇA


• Quando os motociclistas se aproximam o som dos motores chama a atenção de todos e cria uma expectativa de exibição.

• Isto é bem visto quanto um grupo apresenta-se organizado, disciplinado e para que isso aconteça os integrantes do grupo precisam e devem conhecer a linguagem dos sinais

 • A PADRONIZAÇÃO aumenta a segurança e a agilidade do grupo, formando uma unidade de "MOTOCICLISTAS" na estrada e não um "BANDO" de Baderneiros.

Fonte: MCBDA Facção São Paulo - Zona Norte Veja aqui a apresentação 

BONDE:

Denomina-se bonde o conjunto de motocicletas obedecendo uma determinada formação.

O bonde é composto primeiramente pelo Ponteiro.

Serão seguidos pelos demais integrantes do BONDE, formando o MIOLO.
Fechando esse BONDE estará o ANJO e por último o FERROLHO.

Obs.: O LIDER e o ANJO não tem obrigação de estar em formação, pois precisam ter plena visão do grupo e também entre eles.

ATENÇÃO
Braço esquerdo estendido, mão para cima: Significa ATENÇÃO. Deve-se reduzir a velocidade e ficar alerta para qualquer eventualidade ou sinal. Esse sinal pode anteceder todos os demais.

REDUZIR A VELOCIDADE
Braço esquerdo estendido na horizontal com a palma da mão voltada para BAIXO, balançando o braço de cima para baixo sucessivamente. Esse sinal deve ocorrer antes do acionamento do freio, quando possível. Após o sinal redobrar a atenção e prever novos sinais.

AUMENTAR A VELOCIDADE
Braço esquerdo estendido na horizontal com a palma voltada para CIMA, balançando o braço de baixo para cima sucessivamente.

MUDANÇA DE DIREÇÃO
Com o braço esquerdo dar o sinal de ATENÇÃO com a SETA LIGADA, indicando que o GRUPO vai tomar outra direção, de acordo com o lado que a SETA esta indicando.

PISCA LIGADO
Braço esquerdo estendido com os dedos para baixo, abrindo e fechando: Significa que a luz de pisca foi esquecida ligada.

FAROL DESLIGADO

Braço esquerdo estendido com os dedos em movimento para cima: Significa que o farol esta desligado (apagado). A Lei exige que os faróis estejam sempre acesos, mesmo durante o dia.

CHUVA
Braço esquerdo estendido como dedo indicador apontando para cima, seguido por um sinal com os dedos para baixo "chuva": Significa que há chuva pela frente e possível parada para colocação de capas de chuva. Reduzir a velocidade e procurar um local seguro como postos, bases policiais, pedágios, pátios, etc..

FILA INDIANA
Braço esquerdo flexionado acima da cabeça, mão espalmada e dedos unidos simulando uma barbatana de tubarão. Esse sinal é utilizado na entrada dos Pedágios, nos corredores urbanos epistas sinuosas.